Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 11 a 18 de Abril de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️Novo secretariado da Frelimo com um acusado de corrupção
▶️Falta de combustível e comida encarece vida em Cabo Delgado
▶️Protestos Intensificam-se contra Liderança de Ossufo Momade em Inhambane
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
A Frelimo no fim de semana passado elegeu quatro novos membros que vão integrar o Secretariado do Comité Central do partido, sendo que um deles, Gonçalves João Gemusse, é arguido num processo de corrupção na província de Tete, onde é primeiro secretário da Frelimo.
Ele é acusado de ter liderado um esquema que culminou com o desvio de perto de um milhão de meticais dos cofres do Estado.
De acordo com o Jornal Savana, os crimes foram cometidos quando ele era administrador do distrito de Chiúta, na província de Tete, e o processo corre seus trâmites legais no Tribunal Distrital de Chiúta.
Gemusse só não está na cadeia devido à intervenção da Frelimo, escreve o jornal Evidências.
Um mês após a passagem do ciclone Jude pelo norte e centro de Moçambique, a vida em Cabo Delgado continua cada vez mais cara. A escassez de combustível prolonga-se e o preço dos alimentos agrava-se.
Cássimo Salimo, presidente da Associação Provincial de Transportadores Rodoviários de Cabo Delgado, revelou à DW que neste exacto momento, a província está a viver uma especulação de preços de produtos alimentares e no transporte, por causa da escassez de combustível.
Os poucos transportadores ainda em operação aumentaram as tarifas para fazer face à escassez e aos custos acrescidos.
Enquanto se aguardam soluções, a população de Cabo Delgado continua a viver num estado de incerteza e resistência.
A tensão interna na Renamo atingiu novos contornos, com a recente manifestação de antigos guerrilheiros no distrito de Vilankulo, província de Inhambane.
De acordo com o jornal O País, os veteranos encerraram a sede distrital do partido e queimaram cartazes com a imagem de Ossufo Momade, expressando sua insatisfação com a actual liderança.
Alberto Julai, um dos antigos guerrilheiros envolvidos na manifestação, mencionou que, após anos de dedicação e sacrifício pela causa da Renamo, sente que os ideais pelos quais lutaram estão sendo negligenciados.
André Afonso, outro veterano presente no protesto, destacou que a decisão de encerrar a sede e queimar os cartazes foi tomada após várias tentativas infrutíferas de diálogo com a liderança do partido. Afonso ressaltou que, se não houver mudanças significativas na direção da Renamo, ações de protesto como essa poderão se repetir em outras regiões do país.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)