Revelados detalhes do encontro entre Chapo e VM
Edição semanal do NoticiÁudio de 23 a 30 de Maio de 2025
Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 23 a 30 de Maio de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️Os seis pontos do diálogo entre Chapo e Mondlane
▶️Mais de 50 ex guerrilheiros da Renamo acampados na sede do partido
▶️Três arguidos das dívidas ocultas em liberdade condicional
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
O Presidente Chapo e Venâncio Mondlane na quarta-feira mantiveram um encontro na presidência da república, no qual foram abordados seis pontos de agenda, sobre os quais houve entendimento mútuo, incluindo definição de datas, prazos e pontos focais para a sua implementação.
Uma publicando de Mondlane na sua página oficial do Facebook aponta que os dois líderes acordaram que é “urgente trabalhar” para eliminar todos os focos de violência; viabilizar a Lei para a libertação de todos os que se encontram detidos no âmbito das manifestações; garantir assistência médica gratuita para as vítimas e implementar programas de apoio a iniciativas juvenis nos bairros.
O portal Zitamar News acrescenta que os dois líderes trocaram contatos telefônicos particulares e Chapo ficou de averiguar o que pode fazer para a aceleração do registo do Anamalala, partido de Mondlane.
Mais de 50 antigos guerrilheiros da Renamo estão acampados na sede do partido em Maputo, desde 15 de maio, para "forçar" a demissão de Ossufo Momade, acusando-o de "má gestão", falta de pagamento de pensões e subsídios e falta do fundo de funcionamento do partido.
A direção da Renamo apelou ao respeito pelos órgãos do partido, pedindo que as divergências, que estão a levar antigos guerrilheiros a tomar instalações em todo país, sejam resolvidas internamente.
Os antigos guerrilheiros da Renamo ameaçaram ocupar também o gabinete de Ossufo Momade e a sua residência, caso o líder não se pronuncie, referindo que a cada dia que passa chegam mais desmobilizados à sede nacional do partido.
Os arguidos Angela Leao, Fabião Mabunda Cipriano Mutota saíram em liberdade condicional semana passada após cumprirem metade das suas penas, na condenação do julgamento do caso das dívidas ocultas.
De acordo com a Carta de Moçambique, eles estavam condenados entre 10 a 11 anos de prisão.
Depois desse grupo, é expectável a soltura dos que foram condenados a 12 anos de prisão, que completaram a metade da pena em Fevereiro passado, de acordo com a Carta. O grupo inclui Ndambi Guebuza, filho do ex-presidente moçambicano Armando Guebuza.
Todos foram sentenciados em 2022, mas alguns já estavam em prisão preventiva desde 2019.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)