Renamo interessado no Venâncio
Edição semanal do NoticiÁudio de 28 de Fevereiro a 7 de Março de 2025
Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 28 de Fevereiro a 7 de Março de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️Renamo tenta recuperar Venâncio Mondlane
▶️Desconhecidos dispararam contra a residência do Dinis Tivane
▶️Autoridade Tributária retém armas da empresa do ministro do interior
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
O ex-edil do Município de Nacala Porto, pelo partido RENAMO, Raúl Novinte, informou que, nos últimos dias, tem sido contactado por diversos líderes influentes do partido, perguntado se o Engenheiro Venâncio Mondlane estava considerando voltar à RENAMO.
Em uma extensa entrevista que Raul Novinte deu ao canal de TV digital Apac TV, localizado em Nacala Porto, ele comentou que um dos telefonemas recebidos foi de um dirigente sénior da Renamo.
De acordo com o jornal Rigor, Novinte disse que negou de responder, dizendo a tal pessoa para que ligasse directamente para Venancio Mondlane.
No entanto, Novinte acha uma ideia brilhante a possível volta de Venâncio Mondlane à RENAMO.
Homens armados desconhecidos na madrugada de domingo dispararam vários tiros contra a residência de Dinis Tivane, assessor e braço direito do antigo candidato presidencial Venâncio Mondlane.
A residência está localizada no bairro do Aeroporto, cidade de Maputo, a 300 metros de um posto policial.
Um repórter da TV Sucesso contou mais de 20 tiros só no portão principal da casa. Tivane, que diz que não duvida de tentativa de assassinto por motivações políticas, falou de mais de 50 tiros, incluindo os que atingiram outros locais da residência.
O ataque aconteceu enquanto Tivane e sua família encontravam-se na África do Sul, não havendo vítimas.
A Autoridade Tributária reteve no Aeroporto Internacional de Maputo 50 armas pertencentes a empresa Nello Gonçalves Filho Espingardaria e Carreira de Tiros,
Limitada, na qual o actual ministro do Interior, Paulo Chachine, é um dos donos.
A Autoridade Tributária suspeita que a empresa tenha feito uma falsa declaração de importação de armas de caça, quando se trata na verdade de armas de guerra.
Neste contexto, a 20 de Setembro de 2024, a Autoridade Tributária solicitou ao Ministério do Interior o envio de técnicos para peritagem física de armas.
Assim, o Ministro do Interior Paulo Chachine terá de enviar os seus subordinados para avaliar as armas importadas pela sua empresa, num claro conflito de interesse, de acordo com o Centro de Integridade Pública.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)