População exige água e energia
Edição semanal do NoticiÁudio de 27 de Setembro a 4 de Outubro de 2024
▶️Populares protestam contra falta de energia e água
▶️Venâncio Mondlane denuncia 40 crimes cometidos pela Frelimo
▶️FADM criticadas por exibir equipamento enquanto a guerra continua
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao
Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 27 de Setembro a 4 de Outubro de 2024, produzida pela Plural Media!
Populares de Mahubo, município de Boane, província de Maputo, manifestaram-se contra a falta de energia e água potável, colocando barricadas na estrada, o que obrigou a intervenção policial.
De acordo com O País, os residentes de Jossias Tongogara, Mahubo, município da Vila de Boane, bebem água suja por falta de opções. E porque não há muitas opções, a solução é descer até este charco de onde se tira a água para quase tudo.
É a água do charco, turva e com lixo à mistura que os residentes têm acesso, situação que muitas vezes provoca doenças como diarreias.
O município da Vila de Boane não quis dar entrevista, mas reconheceu que a reclamação dos residentes é legítima e que, nos próximos dias, poderá ter solução.
O candidato presidencial Venâncio Mondlane apresentou uma denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) com pelo menos 40 ilícitos eleitorais supostamente cometidos por membros do partido no poder Frelimo, incluindo o seu candidato presidencial Daniel Chapo.
De acordo com o Mediafax, a queixa inclui uso de bens públicos durante a campanha eleitoral, entre os quais viaturas das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e do Ministério da Educação, bem como um avião presidencial.
O processo também menciona episódios de violência eleitoral praticada contra membros e simpatizantes da oposição.
Os casos, identificados ao longo dos primeiros 25 dias da campanha eleitoral, tem imagens que se tornaram virais nas redes sociais.
Em Maputo, um desfile de viaturas de assalto e combate, meios aéreos e novo fardamento militar marcou, nesta quarta-feira, as celebrações do dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Críticos ouvidos pela VOA, entretanto, dizem que o foco das FADM deveria ser uma real robustez para enfrentar o terrorismo em Cabo Delgado.
A exibição da capacidade militar das FADM surpreendeu a muitos, mas o jornalista e comentador Alexandre Chiure, considera que no lugar daquele espectáculo, o governo devia se preocupar em dar comida aos militares.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)