▶️PRM dispara contra membros da Renamo em Gurúè
▶️Partidos políticos preocupados com atraso no desembolso de dinheiro
▶️Justiça encerra investigações sobre jornalista Ibraimo Maruco
Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 16 a 23 de Agosto de 2024, produzida pela Plural Media!
A polícia no domingo disparou contra membros e simpatizantes da Renamo, que participavam na caravana de Manuel de Araújo, cabeça-de-lista daquele partido para o cargo de governador da província da Zambézia.
A denúncia foi feita pelo próprio Manuel de Araújo, falando na terça-feira num seminário sobre as eleições.
Três participantes foram feridos e levados ao hospital, de acordo com o jornal "O País", que cita o comandante provincial da polícia, justificando que a medida visava impedir uma suposta tentativa de mudança da rota anteriormente combinada.
A Procuradoria Provincial de Cabo Delgado encerrou as investigações sobre o misterioso desaparecimento do jornalista e locutor da Rádio Comunitária de Palma, Ibraimo Maruco, em 2020.
De acordo com a DW, a justiça encerrou as investigações alegando falta de provas.
O Misa-Moçambique relatou que pouco antes do seu desaparecimento, Ibraimo terá enviado uma SMS a um dos seus colegas de trabalho, informando que estava "cercado por militares".
A justiça, entretanto, disse que das declarações apresentadas durante a investigação, ninguém confirmou ter visto homens militares a levarem Mbaruco para parte incerta e não ficou provado que o jornalista foi raptado ou sequestrado por militares.
Os partidos políticos estão preocupados com o atraso no desembolso de dinheiro para campanha eleitoral, numa altura em que faltam menos de duas semanas para o início do processo.
A lei, no entanto, preconiza que o valor deve estar disponível 21 dias antes da campanha.
Sílvia Cheia do partido MDM é citada pela Lusa dizendo que o dinheiro é importante para aquisição de material de campanha eleitoral, incluindo panfletos e camisetas.
Ela disse que a demora prejudica os partidos porque normalmente precisam de 45 dias para trazer o material de fora do país.
Numa reunião com a CNE, os órgãos eleitorais disseram que nem sequer sabiam quando iam disponibilizar o dinheiro.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)