Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 7 a 14 de Fevereiro de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️Advogados denunciam assassinatos de manifestantes
▶️Aulas arrancam com alunos estudando sentadas no chão
▶️Inglaterra quer abandonar projecto de gás de Cabo Delgado
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
A Ordem dos Advogados de Moçambique denunciou actuação policial violenta contra cidadãos envolvidos nas manifestações de contestação aos resultados eleitorais, afirmando que ocorreram assassinatos, torturas e desaparecimentos forçados.
Em comunicado distribuído à imprensa na quarta-feira, citado pelo MozTimes, os advogados dizem que a PRM, UIR e SERNIC “abusam do poder, utilizando armas de fogo, chambocos e força física contra cidadãos”.
De acordo com a Ordem dos Advogados, citando dados de organizações nacionais e internacionais, 737 pessoas foram baleadas, das quais 323 morreram vítimas da repressão policial.
Mais de três mil alunos arrancam as aulas ao ar livre, e sentadas no chão, na sequência do atraso das obras de reabilitação da Escola Básica 7 de Outubro, em Xai-Xai, província de Gaza.
Os alunos assistem às aulas sentados no chão durante mais de quatro horas. O resultado, segundo narram, é a perda da concentração devido às dores nas articulações.
O director da escola, David Chivite, reconhece as condições precárias em que estudam os alunos, mas diz não ter como mudar a situação.
Em Gaza, mais de 200 turmas continuarão ao relento devido à falta de salas de aulas.
O PCA da TotalEnergies, a empresa que quer explorar gás em Cabo Delgado, confirmou que o Governo da Inglaterra quer retirar-se do projecto de gás na província.
Ao falar aos jornalistas, na quarta-feira, em Paris, Patrick Pouyanne confirmou que Inglaterra quer retirar-se do projecto apesar de se ter anteriormente comprometido a injectar entre 800 milhões e 1 bilião de dólares.
Uma fonte oficial citada pelo jornal Financial Times disse que a decisão da retirada da Inglaterra do projecto de gás tem a ver com a situação de segurança que é um pesadelo, e não a ver com assuntos ambientais.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)