Mais um apoiante de VM detido
Edição semanal do NoticiÁudio de 25 de Abril a 2 de Maio de 2025
Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 25 de Abril a 2 de Maio de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️Mais um apoiante de Mondlane detido
▶️Antigos guerrilheiros da Renamo encerram delegação de Pemba
▶️Pessoas caem no rio devido a degradação da ponte dona Ana
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
A polícia na segunda-feira deteve o porta-voz da Coligação Aliança Democrática (CAD), Justino Mondlane, acusado de crime contra o Estado.
Numa nota sobre a detenção, citada pelo jornal Integrity, a CAD condenou o acto e denunciou a invasão policial também contra a casa do presidente da organização, Manecas Daniel.
Uma vez que Manecas já tinha fugido por receio de “sequestro político”, os policiais interrogaram a sua esposa “de forma agressiva e desumana.”
No ano passado, de acordo com a nota, a mulher já havia sido vítima de uma acção semelhante por parte da mesma força policial.
Refira-se que a CAD foi a primeira força política que tentou apoiar a candidatura presidencial de Venâncio Mondlane.
Antigos guerrilheiros da Renamo e outros membros do partido na quinta-feira forçaram o encerramento da delegação de Pemba, província de Cabo Delgado, exigindo a saída imediata de Ossufo Momade por alegada má gestão do partido.
Os manifestantes destruíram materiais de propaganda contendo a imagem de Ossufo Momade e afixaram na sede encerrada uma mensagem que dizia: "só vamos abrir as portas depois de Ossufo Momade deixar a liderança."
De acordo com a emissora DW, manifestações do gênero já foram realizadas nas províncias de Gaza, Maputo, Inhambane, Tete, Manica, Sofala, Zambézia e Nampula.
Há relatos de pessoas que caíram no rio e perderam a vida, devido à degradação da ponte Dona Ana, situada sobre o rio Zambeze, entre os distritos de Mutarara, na província de Tete, e Caia, do lado de Sofala.
De acordo com o jornal Notícias, a ponte que está em estado avançado de degradação do lado dos pedestres, o que coloca em risco a vida das pessoas.
No dia 18 de Fevereiro, uma criança de três anos morreu no rio após ter caído de um dos buracos da ponte, de acordo com um padre da igreja católica em Mutarara.
Trata-se de uma infra-estrutura crucial para a mobilidade da população de Mutarara, dando acesso à província de Sofala, onde adquire produtos para sua sobrevivência ou prestação de serviços.
O Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu a reabilitação da ponte ferroviária Dona Ana, sem avançar datas.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)