Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 14 a 21 de Março de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️Dois apoiantes do Mondlane mortos por baleamento
▶️Mais delegações da Renamo encerradas por ex-guerrilheiros
▶️Ciclone Jude ameaça norte de Moçambique com cenário de fome
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
Dois apoiantes do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane foram na noite de sábado baleados mortalmente por desconhecidos, no distrito da Massinga, província de Inhambane.
De acordo com a ONG Plataforma Decide, citado pela Lusa, eles foram assassinados dentro de uma viatura na qual se faziam transportar.
O assessor político de Mondlane, Dinis Tivane, também denunciou o suposto homicídio na sua página do Facebook, dizendo que os dois jovens foram brutalmente assassinados pelos esquadrões da morte.
A polícia disse à Carta de Mocambique que está a investigar o caso.
Venâncio Mondlane disse que no total foram mortos 42 jovens do seu projecto político.
As delegações da Renamo na cidade de Tete e Cuamba, província de Niassa, na segunda-feira foram forçadas a encerrar por um grupo de ex-guerrilheiros do partido que contestam a liderança de Ossufo Momade por uma suposta má gestão.
De acordo com a DW e TV Sucesso, os grupos também sabotaram símbolos que continham a imagem de Momade, insistindo que ele deve ser substituído por um novo líder.
Refira-se que na semana passada casos do gênero aconteceram também nas províncias de Maputo, Nampula e Zambézia.
O bispo católico de Nacala, província de Nampula, relatou à Lusa um cenário de destruição de casas e infraestruturas provocado pelo ciclone Jude, perspectivando um cenário de fome no norte de Moçambique.
Alberto Vera Arejula tem estado no terreno desde segunda-feira e afirma ser prematuro avançar com um número real de pessoas afetadas, já que o ciclone destruiu ou condiciona a maior parte das vias de acesso.
A maior preocupação do bispo de Nacala estende-se aos danos causados em algumas zonas de cultivo, um cenário que, segundo explicou, poderá levar ao aumento da fome e casos de desnutrição em crianças
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)