Angoche denuncia exclusão da mão-de-obra local
Edição semanal do NoticiÁudio de 18 a 26 de Julho de 2025
Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 18 a 26 de Julho de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️Angoche denuncia exclusão na contratação da mão-de-obra local
▶️Mondlane admite ser preso no regresso a Moçambique
▶️Governo vai comprar tractores para transporte de passageiros
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
O Governo do Distrito de Angoche, na província de Nampula, denuncia a sua exclusão no processo de contratação da mão-de-obra local por parte de algumas empresas que exploram recursos naturais naquele ponto do país.
Segundo o Director Distrital de Trabalho de Angoche, Alberto Joaquim, no início, o Governo daquele distrito era envolvido na contratação da mão-de-obra local pelas empresas de exploração de recursos naturais, mas foi excluído sem quaisquer explicações.
De acordo com a Carta de Mocambique, no encontro, os residentes de Angoche apontaram a corrupção como um dos factores que agrava a situação do desemprego.
As outras preocupações estruturais que afectam directamente o bem-estar da população de Angoche são a falta de servicos eficazes de saúde, educação, transporte e segurança.
O ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane afirma ter informações de que existe um mandado de captura contra ele quando regressar a Moçambique, estando actualmente na Europa à procura de apoios.
Falando numa entrevista exclusiva à RTP, Mondlane disse e passamos a citar: “Não ficaria surpreso se um dia fosse detido e para falar a verdade alguém já me avançou uma notícia dizendo que tem uma informação actualizada e confidencial de que no meu regresso da Europa há já um mandado de captura contra a minha pessoa.”
Sobre as conversações com o Presidente Daniel Chapo, Mondaine disse que nada passou à prática do que ficou combinado nos dois encontros que tiveram. Ele revelou que pelo menos duas vezes mandou mensagens directas ao Chapo, e ele não respondeu.
O Governo vai comprar 100 tractores e respectivos atrelados modificados, para o transporte de passageiros, nas zonas rurais, especialmente onde as vias de acesso estão em péssimas condições de transitabilidade.
De acordo com o jornal O País, os primeiros dois tractores com atrelados foram entregues ao governo da província de Cabo Delgado pelo Fundo de Transportes e Comunicações. O modelo foi introduzido no ano passado no distrito de Lunga, na província de Nampula.
Em relação com a crise de transportes no país, o governo promete minimizar a situação com a aquisição de 390 autocarros até finais deste ano.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)