91 milhões para grupo do diálogo
Edição semanal do NoticiÁudio de 28 de Março a 4 de Abril de 2025
Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 28 de Março a 4 de Abril de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️Comissão Técnica vai custar 91 milhões de Meticais
▶️Mondlane e Chapo acordam cessar da violência
▶️Garimpeiro baleado mortalmente em Montepuez
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
A Comissão Técnica para o Diálogo Nacional e Inclusivo vai gastar um montante total de 91 milhões de meticais, de acordo com a proposta de Orçamento submetida pelo Presidente Daniel Chapo.
Ao detalhe, a proposta refere, por exemplo, que cada membro da Comissão têm direito a 1.200,00 Meticais para tomar lanche por cada sessão; 1.600,00 Meticais para almoçar; e 450,00 Meticais para comprar água.
De acordo com a Carta de Moçambique, a proposta de lei não revela por quanto tempo a Comissão Técnica estará em exercício, mas prevê que esta realize 96 sessões ordinárias e 10 extraordinárias.
O ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane anunciou um acordo com o Presidente Chapo para cessar a violência desde segunda-feira, tanto do lado dos manifestantes como das autoridades.
Falando a partir de uma live na sua página oficial do Facebook, Mondlane disse, citado pela Lusa, que com os consensos deverá haver “fim das perseguições de ambas partes”.
Assim, os manifestantes não devem atacar a polícia e membros da Frelimo, bem como as autoridades policiais devem parar com actos violentos.
Mondlane apontou também consensos para a libertação de pessoas detidas no contexto dos protestos, bem como garantias de assistência médica e medicamentosa gratuita a todas as pessoas que ficaram feridas.
Um grande grupo de mineiros ilegais, também conhecidos como garimpeiros, no dia 18 de Março invadiu a concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM) no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, de acordo com um comunicado de imprensa do MRM.
Na ocasiao, um mineiro ilegal foi atingido por uma bala disparada pelas Forcas Armadas de Defesa de Mocambique, acionadas pela seguranca da MRM.
O baleamento aconteceu quando a multidão avançou agressivamente contra a equipa de patrulha, de acordo com a MRM, citado pelo Magazine Integrity.
A vítima, de 29 anos de idade, era natural do distrito de Mogovolas, província de Nampula.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)