Estimado ouvinte, seja bem-vindo à edição semanal do NoticiÁudio de 24 a 31 de Janeiro de 2025, produzida pela Plural Media!
▶️315 mortos desde as manifestações pós eleitorais
▶️LAM gasta mais de 71 milhões de Meticais com avião inútil
▶️Manuel Chang condenando a oito anos e meio de prisão
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)
315 pessoas morreram durante três meses de protestos pós-eleitorais, de acordo com um relatório preliminar da Plataforma Decide, divulgado na quarta-feira.
A maioria das mortes foi causada por disparos de balas verdadeiras e outros morreram por atropelamentos, agressões físicas e inalação de gás lacrimogêneo.
De acordo com a MzNews, foram ainda verificadas cerca de 4.236 detenções ilegais em todo o país, onde cerca de 96% dos detidos encontram-se em liberdade.
Nesse período, cinco pessoas foram dadas como desaparecidas em Maputo, Inhambane, Sofala e Nampula.
Esses dados, conforme a Plataforma, foram obtidos por via de denúncias a si canalizadas.
As Linhas Aereas de Mocambique gastaram mais de 71 milhões de Meticais com o aluguer do avião de carga, que nunca chegou a funcionar.
De acordo com o Jornal O País, a aeronave já foi devolvida ao país de origem por falta de certificação.
O avião estava em Moçambique desde 31 de Dezembro de 2023 e saiu no dia 18 de Janeiro de 2025. A LAM pagava, mensalmente, 93 mil dólares por mês pelo aluguer da aeronave.
Isto significa que, num período de 12 meses, no qual o avião esteve em Moçambique, as Linhas Aéreas de Moçambique terão pago o equivalente a mais de 71 milhões de Meticais.
O antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, foi na semana passada condenado, em Nova Iorque, a 8 anos e meio de prisão pelo seu papel no escândalo das “dúvidas ocultas” que desencadeou uma crise financeira em Moçambique.
De acordo com a VOA, dos 8 anos e meio de condenação, Chang vai apenas cumprir 3 anos e meio, uma vez que já cumpriu 6 anos de condenação, enquanto aguardava pelo julgamento e sentença.
Ele foi detido a 29 de dezembro de 2018.
Ao se dirigir ao juíz antes da leitura da sentença, Chang, através de um intérprete, disse “estar envergonhado” com as suas ações e pediu ao juiz para não fazer uma pena pesada, dizendo que não queria morrer na cadeia dos Estados Unidos, longe da sua família.
Esta foi mais uma edição semanal do NoticiÁudio, produzida pela Plural Média e distribuída pela Xipalapala.
🎧 Fique ligado aos nossos canais no Telegram e WhatsApp, e dê um ‘Like’ à página do NoticiÁudio no Facebook para receber as notícias na sua língua de preferência (Português, Chisena, Changana, Emakhuwa, Kimwani e Yao)